Vida de Livreiro – Ibraim e a Nova Floresta

(0 Estrelas - 0 Votos)
Ibraim Ayoub, 50 anos, já conectava leitores e livros muito antes da Estante Virtual virar realidade. “De 83 a 88, quando eu e meu irmão cursávamos faculdade em Londrina, nós percebemos que havia uma carência muito grande de acesso a livros. Então a gente passava uma lista dos livros e as pessoas assinavam na frente dos títulos que elas queriam comprar. Aí a gente trazia de São Paulo. Era uma espécie de Estante Virtual de papel”, brinca Ibraim.

O tempo passou, Ibraim se tornou um psicólogo estabelecido. Mas a experiência de livreiro deixou saudades. “Eu me aposentei e surgiu a oportunidade de comprar um pequeno acervo, em torno de 5 mil livros. Resolvi encarar o desafio”, relembra. Hoje, o “pequeno sebo” do Ibrahim é a Nova Floresta. Uma loja de três andares no centro de São Paulo com um acervo de mais de 500 mil títulos.

ibrahim_1

Da literatura comercial às obras clássicas, a Nova Floresta atende os mais ecléticos clientes. A localização próxima do tribunal de justiça, no entanto, acabou atraindo um público voltado para o direito. “Várias celebridades do mundo jurídico frequentam nossa loja e usam nosso acervo como referência para suas obras”, orgulha-se Ibraim.

A Nova Floresta também é famosa por seus livros raros. Desde obras de Goethe originais até edições de Dante Alighieri do século XIX, muito do catálogo da livraria tem indiscutível valor histórico. “Acho importante valorizar as obras históricas. Eu acho que toda criança deveria ler a Odisseia e a Ilíada, recomenda.

ibrahim_livro2s

Parte da Estante Virtual desde 2008, Ibraim mantém uma equipe dedicada aos pedidos da rede no andar superior da livraria, além de outra de atendimento ao cliente local nos andares inferiores. Os funcionários usam o universo de J.R.R. Tolkien para manter o clima de bom humor característico do atendimento. “A gente sempre brinca, chamando a equipe do atendimento da Estante Virtual de Povos das Terras Altas, enquanto o atendimento do público local fica a cargo dos Povos das Terras Baixas”, diverte-se Ibraim.

foto_equipe

Sobre o futuro, Ibraim segue confiante. “Sebo é um comércio. E como todo comércio, a gente precisa se adaptar, buscar novas parcerias, novas maneiras de cumprir nosso papel. Acredito que a tecnologia vai trazer muitas mudanças e é difícil prever o que vai acontecer. Mas não acredito que o livro físico deixará de fazer parte da nossa vida”.

 

A série “Vida de Livreiro” vai continuar a contar as histórias dos personagens da nossa rede. Quer compartilhar suas experiências com os leitores do Estante Blog? Conte a sua jornada pelo universo dos livros através do e-mail: suahistoria@estantevirtual.com.br

Comentários

Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Colaborador em Estante Virtual
Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.
Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares