Quatro benefícios de comprar em pequenas livrarias

(0 Estrelas - 0 Votos)

Cinco de outubro: Dia da Micro e Pequena Empresa.

Atualmente, o Brasil conta com 10,3 milhões de micro e pequenas empresas. A maioria fica na Região Sudeste (50%), seguida do Nordeste (19%), Sul (18%), Centro-Oeste (8%) e Norte (5%).

As micro e pequenas empresas brasileiras respondem por 27% do PIB nacional e 52% do total de empregos com carteira assinada.

Para incentivar o consumo de produtos e serviços dessas empresas, o Sebrae lançou o Movimento Compre do Pequeno. A ação inclui o site www.compredopequeno.com.br, que tem mais de 160 mil empresas cadastradas.

Boa parte das livrarias e sebos do Brasil se enquadram no perfil de micro ou pequena empresa. E os apaixonados por livros sabem o valor de ter aquela livraria charmosa e de confiança. Se você não descobriu ainda as vantagens de ser cliente de um lugar assim, olha só o que você está perdendo.

 

COMPREDOPEQUENO_LIVREIROS

 

  1. A atmosfera é única

Uma das melhores características destas lojas é a personalidade. Não existem duas livrarias iguais. Algumas investem em decorações inusitadas, outros oferecem sofá, um cafezinho… Essas livrarias não querem que você simplesmente compre seu livro e vá embora. Tão importante quanto a leitura é a experiência de estar ali.

via GIPHY

 

  1. Livreiros fazem curadorias humanizadas e acervos personalizados

Um funcionário com bagagem literária é um dos recursos mais preciosos de uma pequena livraria. Eles conhecem as raridades que a loja pode oferecer para cada perfil de cliente. Eles sabem como identificar as preferências do leitor e fazer uma recomendação especializada para cada indivíduo. Essa personalização humanizada da experiência de compra é difícil de achar e, por isso mesmo, costuma criar fidelização imediata. “Não dá pra inventar um algoritmo que faça recomendações tão boas quanto um livreiro”, disse John Green, autor de A Culpa é das Estrelas.

via GIPHY

  1. Pequenas livrarias têm acervos diversificados

Enquanto as grandes redes apostam em quantidade, as pequenas livrarias investem em diversidade. Precisa de um livro esgotado? Ou um exemplar raro autografado pelo autor? Ou quer ser surpreendido por uma edição antiga de seu gibi favorito da sua infância? A emoção da descoberta inesperada é um benefício que só a variedade atemporal de uma pequena livraria pode te proporcionar.

via GIPHY

  1. Pequenas livrarias criam uma comunidade

Mais do que um lugar para comprar livros, essas lojas proporcionam um senso de comunidade aos seus frequentadores e criam um ambiente para a troca de ideias. Leitores e livreiros trocam sugestões de livros, comentam os lançamentos e discutem cultura, arte, política, filosofia. Em torno de um cafezinho, os frequentadores de uma livraria podem encontrar um ambiente confortável e aconchegante para relaxar e discutir suas paixões literárias e de outras naturezas.

 

Qual é a sua pequena livraria favorita? Deixe seu comentário e participe da conversa.

Comentários

Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Colaborador em Estante Virtual
Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.
Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.

Um comentário em “Quatro benefícios de comprar em pequenas livrarias

  • 05.10.2015 a 3:44 pm
    Permalink

    Sempre que viajo, busco conhecer as livrarias e sebos locais.
    Aqui no Rio gosto muito do sebo Beta de Aquarius e do Prosa da Praça, além da livraria Folhas Secas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares