Dia do Teatro – Livros que brilharam nos palcos do mundo

Adaptações de obras literárias fazem sucesso no teatro

Quando um livro faz sucesso, o público já está acostumado a esperar pela adaptação cinematográfica. Gostemos ou não, elas chegam com força total e acabam impulsionando a venda de seus livros originários. Acontece que essa tendência não é exclusividade da sétima arte. Muitas obras literárias acabam gerando belíssimos espetáculos teatrais no Brasil e no mundo. O Estante Blog separou algumas adaptações que marcaram épocas para celebrar o dia do teatro.

Alice através do espelho

As imortais criações de Lewis Carroll ganharam uma roupagem soturna e poética nesta montagem do grupo mineiro Armazém Companhia de Teatro. Na peça, o público era convidado a participar – fisicamente, inclusive – da viagem lisérgica de Alice por um mundo delirante, meio país das maravilhas, meio manicômio. Uma experiência teatral que marcou época nos palcos brasileiros.

 

alice através do espelho
Veja o livro

 

A casa dos budas ditosos

Desde 2003, Fernanda Torres apresenta o monólogo A casa dos budas ditosos pelo Brasil. Adaptado por Domingos Oliveira, a peça reconta a história picante da obra de João Ubaldo Ribeiro sobre as peripécias sexuais de uma “senhorinha” de 68 anos. É importante que se diga que este excelente espetáculo é impróprio para menores de idade.

 

Veja o livro
Veja o livro

 

O estranho caso do cachorro morto

Adaptada por Simon Stephens, a obra de Mark Haddon ganhou sete prêmios Olivier em 2013 (o Oscar do teatro inglês), incluindo Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Cenário. Esta montagem de tirar o fôlego eleva a sensível história de um garoto autista que investiga a morte de um cão da vizinhança à categoria de espetáculo.

 

Veja o livro
Veja o livro

 

Frankenstein

Nick Dear adaptou a obra de Mary Shelley para os palcos do Royal National Theatre em Londres no ano de 2011. A peça foi dirigida por Danny Boyle e estrelada pelo “Sherlock” Benedict Cumberbatch e Jonny Lee Miller. Os atores se alternavam a cada noite interpretando Dr. Frankenstein e a Criatura. A peça foi filmada e transmitida em vários países.

 

 

Veja o livro
Veja o livro

 

Cavalo de guerra

Apesar de mais conhecido por sua adaptação para os cinemas em 2011, Cavalo de guerra, de Michael Morpurgo, chegou primeiro aos palcos da Inglaterra em adaptação teatral de Nick Stafford no ano de 2007. A produção caprichada fez tanto sucesso que a peça foi transmitida para cinemas ao redor do mundo e ainda hoje algumas apresentações esporádicas são realizadas em teatros em todo o planeta.

 

Veja o livro
Veja o livro

 

 

Qual foi a melhor adaptação de um livro para o teatro que você já viu? Deixe sua opinião e participe do debate.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares