Fotografia – Livros para quem é apaixonado por fotos

Em tempos de selfie, falar da arte e da trajetória de grandes nomes da fotografia é até uma obrigação. Se por um lado a banalização digital dos registros fotográficos parece desmistificar o ofício do fotógrafo, estes livros mostram o quanto o talento dos grandes mestres é indispensável para a sociedade.

Para celebrar o Dia Internacional da Fotografia, separamos alguns títulos que merecem estar na estante de quem ama o tema. Alguns são raros e estão esgotados nas livrarias tradicionais. Mas todos merecem sua atenção e, quem sabe, um clique. No botão de comprar, quero dizer.

camara_clara_capa1
Veja livro

A câmara clara, de Roland Barthes

Mais do que um tratado ou um mero registro histórico sobre o tema. Barthes rejeita os caminhos mais percorridos e se lança à tarefa de decifrar o signo expressivo, o objeto artístico, a “obra” entendida como mecanismo produtor de sentido. Quando o assunto é fotografia, esta é a obra campeã de vendas na Estante Virtual em 2015 e faz parte da lista de recomendações de leitura complementar da Estante Virtual, “Toque de Mestre”.

 

salgado
Veja livro

Da minha terra à Terra, de Sebastião Salgado

O maior fotojornalista do mundo conta sua história. As fotos do brasileiro Sebastião Salgado são famosas em todo planeta. Suas imagens em preto e branco de trabalhadores e refugiados venceram inúmeros prêmios. Apesar das imagens de Sebastião Salgado serem mundialmente reconhecidas e admiradas,  sua história pessoal, as raízes políticas, éticas e existenciais de seu engajamento fotográfico permaneciam ignoradas. Em Da minha terra à Terra, Salgado esbanja autenticidade e combinando militância, profissionalismo, talento e generosidade como poucos.

 

capa
Veja livro

Sangue e champanhe: A vida de Robert Capa, de Alex Kershaw

Imagine um Don Draper da série Madmen com uma câmera na mão e mil ideias na cabeça. Agora, coloque-o no meio de uma guerra sangrenta. Depois, faça-o circular entre as celebridades da alta roda americana. Robert Capa é esse cara.  Capa teve suas fotos mais emblemáticas publicadas nas principais revistas do mundo, fundou a agência Magnum e foi o primeiro a conferir à própria profissão uma aura de glamour e fama. Kershaw narra uma jornada que conduz o leitor da Budapeste fascista à Indochina francesa, passando pela Berlim nazista e os horrores da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial. Baseada em longas entrevistas com amigos e contemporâneos do fotógrafo, além de arquivos secretos soviéticos e do FBI, e outros materiais até então inéditos.

susan sontag
Veja livro

Sobre fotografia, de Susan Sontag 

Esta é uma sugestão para quem quer falar de fotografia sob um viés mais acadêmico. Vencedor do National Book Critic Circle Award (1977), Sobre fotografia fez história no âmbito dos estudos da imagem. São seis ensaios da romancista e filósofa Susan Sontag, analisando a fotografia como fenômeno de civilização desde o aparecimento do daguerreótipo, no século XIX.

Abrangentes e reflexivas, as análises de Sontag dialogam com a filosofia, a sociologia, a estética e a arte pictórica. A erudição da autora não significa, no entanto, que só os acadêmicos mais sisudos serão capazes de apreciar o texto. Seu estilo é simples, direto, leve e sedutor, marca de uma das mais atuantes intelectuais da atualidade.

henri-cartier-bresson-fotografo
Veja livro

Fotógrafo, de Henri Cartier-Bresson (esgotado nas livrarias tradicionais)

Este provavelmente é o livro definitivo sobre a carreira deste mundialmente famoso fotógrafo. Com a ajuda de seu editor Robert Delpire, Cartier-Bresson selecionou as imagens mais emblemáticas de sua produção para compor a obra. Organizado em seis partes, o volume traz 155 fotos ao longo de cinquenta anos de carreira, incluindo as realizadas muito depois de abandonar a fotografar profissionalmente. O livro acompanha a exposição realizada no Sesc Pinheiros, em 2009, com uma mostra de 133 fotos que fazem parte da publicação.

Qual o seu fotógrafo favorito? Deixe sua opinião e participe da conversa. 

Comentários

2 comentários em “Fotografia – Livros para quem é apaixonado por fotos

  • 19.08.2015 a 9:02 pm
    Permalink

    Meus preferidos são Pierre Doisneau e Henri Cartier-Bresson.

  • 24.08.2015 a 12:12 am
    Permalink

    Amo Vivian Mayer,porém Cartier e Salgado são maravilhosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares