Cinco livros para quem vive no mundo da Lua

A Lua e seus visitantes: 46 anos de história

Muita gente não se lembra mas, no dia 20 de julho, nós celebramos uma das maiores conquistas científicas da história da humanidade. Há 46 anos, o mundo parou para ver Neil Armstrong dar um pequeno passo para um homem e um gigantesco salto para a raça humana. Em uma época de tensões culturais, raciais e políticas, o planeta parou para assistir a descoberta de um novo mundo.

De lá para cá, os programas espaciais evoluíram bastante. Os satélites que lançamos em órbita proporcionaram – entre outras coisas – o uso do GPS em seu automóvel. O espaço deixou de ser uma exclusividade de russos e americanos. Até um brasileiro já passeou por lá. E empresários excêntricos preparam pacotes turísticos espaciais para uma clientela igualmente rica e excêntrica. Semana passada, recebemos as primeiras imagens em HD de Plutão.

Para celebrar essa data, preparamos uma lista de livros que abordam astronomia, a exploração espacial e, é claro, a paixão pela descoberta científica. Houston, nós temos sugestões de leitura. Preparar para decolar.

Origens, de Neil Degrasse Tyson
Veja o livro

 

Origens

Em Origens, o astrofísico mais famoso da atualidade, Neil deGrasse Tyson, conduz os leitores pelo surgimento das galáxias e pelo nascimento das estrelas e dos planetas. Do Big Bang, passando pelo início da vida na Terra e a busca da vida extraterrestre, Tyson segue até a exploração de Marte pela sonda Spirit. Um roteiro de uma ampla jornada científica aos aspectos macro e micro do universo.

Viagem ao Redor da Lua - Júlio Verne
Veja o livro

 

Viagem ao redor da Lua

Em pleno século XIX, Julio Verne abusou de seu detalhismo profético para descrever uma conquista científica que só seria concretizada um século depois. Os livros Da Terra à Lua (1865) e Viagem ao redor da Lua (1869) apresentam muito do que, de fato, ocorreria com o projeto americano Apollo. O formato do foguete, o tempo da viagem e os efeitos da falta de gravidade foram alguns dos detalhes antecipados por Verne. Sua obra inovadora também inspirou o cineasta George Méliès a revolucionar o cinema e fazer Uma viagem à Lua (1902), o primeiro filme de ficção científica da história.

o-fogo-sagrado
Ver livro

 

O fogo sagrado

Primeiro volume do relato autobiográfico do astronauta Michael Collins, que esteve na missão Gemini 10 e Apollo 11. Escrito em 1974, o livro cobre a vida dele como piloto de provas até o fim dos anos Apollo. Na edição brasileira, o livro original foi divido em dois volumes, o primeiro indo da época em que era piloto de prova, e os primeiros anos na Nasa, até a missão Gemini 10, em 1966.

Guia de um astronauta para viver bem na Terra
Veja o livro

 

Guia do astronauta para viver bem na Terra

Chris Hadfield sabia que queria ser astronauta desde uma noite em 1969 quando, aos nove anos, assistiu pela televisão ao primeiro passo do homem na Lua. Hadfield conta as histórias que o levaram a se tornar um dos astronautas mais reconhecidos do mundo. Com humor, humildade e um profundo otimismo, este livro oferece não uma oportunidade de descobrir o mundo pelos olhos de um astronauta, mas um guia para a vida, um guia para o espaço, um guia para pais e qualquer um que tenha um sonho, grande ou pequeno, próximo ou guardado entre as estrelas.

Contato, de Carl Sagan
Veja o livro

 

Contato

Na obra de Carl Sagan, Ellie, uma menina à frente de seu tempo, desenvolveu o gosto pela transmissão elétrica e pelas ondas sonoras.  A admiração e a curiosidade pelo universo transformaram Ellie em Dra. Arroway, líder de um projeto no maior centro radioastronômico do mundo, cujo foco é realizar contato com extraterrestres.  Um belo dia, um sinal dispara indicando uma transmissão vinda da estrela Vega. Uma mensagem formada por números primos. O futuro da aventura humana no espaço é o tema deste livro profundamente instigante e filosófico.

 

Qual é a conquista mais inspiradora da humanidade? Deixe sua opinião e participe da conversa. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares