Vida de Livreiro – Lincoln e The Book is on The Table

Era uma vez uma jovem que passou por uma lixeira e encontrou um punhado de livros. Imediatamente, ela pensou em seu namorado, tirou as obras da lixeira e levou para ele. Este namorado recebe o presente com deleite. Eram dicionários da língua portuguesa. Alguns ainda tinham o nome do antigo dono escrito a caneta nas folhas de rosto. O rapaz investiga e descobre que aquele nome escrito à tinta nas obras era de um famoso jornalista dos anos 20. “Os livros tem história”, resume Lincoln da Mata Gonçalves, dono do sebo The Book is On the Table, na Estante Virtual desde 2009.

O publicitário de 36 anos sempre teve planos de ter sua própria livraria: “A ideia era começar depois dos 50, 60 anos”, explica Lincoln. Mas o amor pelos livros não quis esperar. Depois do começo vendendo a própria coleção, Lincoln aceitou o desafio de vender os títulos de uma amiga de mudança para o exterior, e nunca mais parou. Hoje, o The Book is On the Table tem cerca de 15 mil livros no acervo. “Nem todos estão na Estante ainda, estamos cadastrando aos poucos”, afirma Lincoln.

O curioso nome da livraria era apenas uma brincadeira. “É uma frase clássica que todo mundo que já estudou inglês conhece. Agora a gente ainda assina com um subtítulo: ‘não vendemos mesas'”, brinca.

Mas, se não vende mesas, em breve Lincoln provavelmente vai ter que comprar algumas. Remando contra a maré, o livreiro faz planos para expandir os  negócios e abrir uma loja física. “A questão não é apenas vender livros. Eu quero também ter um espaço para encontrar os clientes, debater ideias, chamar os amigos”, afirma. “Eu acredito no futuro dos livros de papel”.

Ao se deparar com um pedido de recomendação de leitura, Lincoln pondera: “É difícil. Depende da pessoa, depende do momento, do estado de espírito. Acho que o mundo está precisando de poesia. Drummond nunca esteve tão atual. Acho que uma boa recomendação é o Livro do desassossego, de Fernando Pessoa“, conclui.

 

A série “Vida de Livreiro” conta as histórias dos personagens da nossa rede. Quer compartilhar suas experiências com os leitores do Estante Blog? Conte a sua jornada pelo universo dos livros através do e-mail: suahistoria@estantevirtual.com.br

Comentários

Um comentário em “Vida de Livreiro – Lincoln e The Book is on The Table

  • 25.02.2016 a 12:47 pm
    Permalink

    Boas!

    “Recomendação de leitura” é tarefa impossível. Aos jovens indico os poemas épicos de Homero (Ilíada/Odisseia) em forma narrativa e sempre com dicionário a mão . Recomendo: não passe por palavra desconhecida sem antes consultá-la, e digo mais: pode ser que não lhe dê seus 15 minutos de fama, mas com certeza dará um vocabulário invejável Ao publico em geral indico literatura universal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares