Livros para o Dia do Trabalhador

Primeiro de maio, uma efeméride em celebração ao chamado profissional dos trabalhadores do mundo. Para pontuar mais esse feriadão, preparamos uma lista de sugestões de livros que tratam de profissões, vocações, seus dilemas éticos, morais e suas consequências.

O alienista, de Machado de Assis

Dr. Simão Bacamarte é um médico de respeito internacional. Quando ele retorna à sua terra-natal, a pacata e hospitaleira Itaguaí, o bom doutor começa a dar sinais de que um parafuso seu pode ter ficado na Europa. Ele se casa com a viúva D. Evarista, uma mulher que “não era nem bonita e nem simpática”. A felizarda foi escolhida por sua suposta capacidade de gerar bons filhos. O que, claro, acaba não acontecendo.

Acompanhamos Dr. Bacamarte se refugiar aos poucos dentro das análises meticulosas da psiquiatria à medida que seus projetos pessoais vão fracassando. Seu fracasso como pai origina a criação de um manicômio. Sua incapacidade de interagir e compreender os seres humanos ao seu redor vai diminuindo os requerimentos para internação no seu hospício particular. Em pouco tempo, o plano de saúde mental compulsório de Dr. Bacamarte dá origem a uma revolução.

Machado de Assis coloca em questão as fronteiras entre o que é normal e o que é anormal através do pobre protagonista e sua infrutífera luta para entender os distúrbios psicológicos da população da pacata e hospitaleira Itaguaí.

 

Pois não,  Chef, de  Marcus Samuelsson

Eu não sei cozinhar nem miojo frio. Mas Samuelsson dá vontade de pegar uma faca e aprender todos os mistérios da culinária. Seja lembrando do frango assado da avó, colhendo ervas frescas num jardim na Suíça ou vasculhando os mercados da Etiópia, Samuelsson faz você entender a importância da comida. Através dos olhos do autor, percebe-se o sabor, a textura e as delícias dos momentos da vida, sejam mundanos ou cruciais. Um livro que vai fazer você passar um pouco mais de tempo meditando sobre aquilo que você come.

 

O advogado, de John Grisham

Goste ou não, não dá pra negar que John Grisham é um autor de sucesso. Boa parte das suas obras tem como força motora uma meticulosa pesquisa sobre os bastidores das profissões retratadas. Sejam contadores, advogados, militares ou cientistas, os personagens de Grisham passam a impressão de que realmente estão ali, no dia a dia da profissão. E o melhor: o leitor sente-se parte daquele universo. A trilogia O advogadoO recursoA Intimação traz o mundo do direito para a lente de Grisham.

Michael Brock é um advogado talentoso, trabalhando numa das maiores firmas dos Estados Unidos. De repente, ele vê sua vida mudar.

Para não entrar em “spoilers”, vamos apenas dizer que O advogado consegue prender o leitor. Uma história de transformação pessoal, de rumos profissionais que se aplica a qualquer profissional, seja ele advogado, contador, dentista…

 

Estrela Solitária – Um brasileiro chamado Garrincha, de Ruy Castro

Talvez o sonho mais comum entre garotos brasileiros seja jogar futebol profissionalmente. Ser um ídolo da torcida. E poucos ídolos são mais celebrados que Garrincha. No entanto, sua história está longe de ser um conto de fadas.  Estrela solitária – Um brasileiro chamado Garrincha conta a tragédia de um atleta amado por uma mulher e por um país inteiro, mas que acabou derrotado pelo pior dos inimigos.

O mais que comprovado talento de Ruy Castro de transformar vidas em narrativas envolventes está em sua melhor forma nesta biografia, vencedora do Prêmio Jabuti 1996 de Melhor Ensaio e Biografia. O autor fez mais de 500 entrevistas com 170 pessoas para chegar a este relato contundente do homem atrás do mito e suas fraquezas.

 

Comentários

Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Colaborador em Estante Virtual
Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.
Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares