Vida de Livreiro – Ricardo e a Academia do Saber

(0 Estrelas - 0 Votos)

Na semana passada, começamos uma série de posts sobre os perfis dos livreiros da nossa rede. O primeiro episódio retratou a história de Renato Correia Leonardo, o primeiro dos três irmãos a seguir o caminho trilhado pelo patriarca da família Leonardo no comando da Academia do Saber.

Episódio 2

Apesar de ter crescido em meio aos livros e à franca expansão da Academia do Saber, Ricardo Correia Leonardo achava que não era ali que estava seu coração. Ricardo achava que sua vocação era o turismo. Chegou até a cursar a faculdade. “Meu sonho era ter uma pousada. Mas, por necessidade, pra ajudar meu pai, fui ficando”, relembra. Aos poucos, o DNA da família começou a se manifestar.  “Não foi amor à primeira vista, mas eu acabei me apaixonando”, revela. Hoje, ele administra a filial da Avenida Passos.

Ricardo Leonardo, da Academia do Saber
Ricardo Leonardo, da Academia do Saber

 

A parte da vida de livreiro que fisgou o interesse de Ricardo foi a relação com cliente. “O dia a dia da livraria nos permite esse privilégio”, conta.

“Nossa clientela é bem diversificada. Temos desde os leitores de revistas e gibis até teólogos e historiadores. Há uns meses, um trio entrou na loja e começou um papo animado. Eu só ouvindo. Era um jornalista, uma professora universitária e um reitor de uma universidade particular. Os três conversando sobre as obras, os autores, trocando recomendações. Você chega à conclusão que a gente sabe muito pouco. Esse contato com esse tipo de cliente é muito enriquecedor”.

Para Ricardo, um dos fatores interessantes da relação do livreiro com o cliente é justamente a natureza de constante transformação do ser humano. “O homem é sazonal. Você tem seu momento religioso, em que você está em busca de conhecimento espiritual. E também o momento em que você só quer uma leitura de entretenimento. Eu fui à casa de uma senhora avaliar seu acervo de livros. Ela me disse: ‘Esses livros eu comprei numa época em que eu estava interessada nesse assunto. Agora estou vendendo porque meu gosto pela leitura mudou’. Eu me sinto da mesma forma. Cada momento da minha vida é marcado por um tipo de literatura”, afirma.

Segundo o livreiro, os diferentes perfis de administrar dos irmãos e suas respectivas livrarias são a força da Academia do Saber. “Minha maneira de ser é prezar pelo atendimento com o cliente. Eu gosto de conversar, de conhecer o cliente. É preciso ser paciente, cauteloso, respeitoso. O Rodrigo é mais sucinto nessa relação. Gosta de ir direto ao ponto”. As personalidades diferentes, para Ricardo, acabam por moldar também os acervos de cada loja. “O Renato prefere o livro mais recente, mais atual. Aquele livro que vende mais rápido, que tem mais procura. Eu gosto de pegar o livro antigo, raro”.

Academia do Saber na Avenida Passos
Academia do Saber na Avenida Passos

 

Mas, quando é preciso, os irmãos da Academia do Saber sabem trabalhar em torno de um objetivo comum. “Eu estava interessado em adquirir a biblioteca de um professor universitário, com cerca de 20 mil livros. Na época, não tinha recursos para comprar sozinho. Então a gente reuniu forças pra comprar tudo e repartir o acervo”, conta Ricardo. “É interessante você ter, num mesmo grupo, esses perfis diferentes que comunguem o mesmo ideal”.

Hoje, a Academia do Saber conta com três lojas e um acervo de mais de 500 mil livros. Uma das primeiras livrarias a entrar na rede, a Academia do Saber contabiliza a vantagem de contar com o alcance da Estante Virtual. “Pela Estante nós enviamos uns 100 livros por dia. Eu já mandei livro pra todo canto do Brasil. Já mandei até para Portugal e até para o Canadá”.

Pai de três filhos, Ricardo é reticente quanto ao futuro da família no negócio de livros. “Eu sempre falei pra eles que eles têm que fazer o que gostam. É melhor ser um bom biólogo que um péssimo médico. Acho que a gente tem que buscar o espaço que a gente acha que deve na sociedade e na vida. Se eles quiserem, tudo bem. Se não quiserem, tudo bem também”, pondera Ricardo.

A série “Vida de Livreiro” vai continuar a contar as histórias dos personagens da nossa rede. Quer compartilhar suas experiências com os leitores do Estante Blog? Conte a sua jornada pelo universo dos livros através do e-mail: suahistoria@estantevirtual.com.br

Comentários

Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Colaborador em Estante Virtual
Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.
Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Mestre em Comunicação Social, MBA em Comunicação Corporativa, Pós-graduado em roteiro de audio visual. Mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial, endomarketing, redação publicitária, jornalística e de conteúdo para redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares