Torre de Papel: um sonho em família

A Torre de Papel Livros, desde 2006 na Estante Virtual, iniciou sua trajetória em 2002 quando Marta Conceição de Faria (58) passou de cliente assídua para dona da livraria que frequentava perto de sua casa. “De tanto ir à livraria, ela tornou-se amiga do proprietário que, passando por um período de sérias dificuldades, ofereceu-lhe o negócio”, conta Artur Luís Barbosa (56), esposo de Marta, que logo tratou de dividir sua “sociedade na vida” também na profissão.

E a sociedade deu super certo! “Com um temperamento mais enérgico e ativo, tenho minhas tendências mais afoitas temperadas pela ponderação e calma da minha esposa”, revela o livreiro que teve sua vida sempre ligada aos livros. “Além de ter me formado em letras, desde criança ajudava meu pai numa pequena oficina de encadernação, na qual desenvolvi uma paixão irremediável pela leitura”.

Torre de Papel Livros
Da esquerda pra direita: Artur (proprietário), Gabriel (filho), Clara (filha) e Marta (proprietária).

A livraria

Na loja de 40m2, que recebe cerca de 100 clientes por dia, 5 funcionários dão conta do acervo de pouco mais de 10.000 livros. Os proprietários cuidam da frente de loja, administração financeira, compras e relacionamento com clientes e fornecedores. O filho Gabriel toma conta do marketing, da propaganda e de toda a parte tecnológica, seja frente à manutenção e escolha de equipamentos para o melhor funcionamento do negócio, seja no relacionamento com fornecedores de softwares. E mais dois funcionários, dentre eles a filha do casal, Clara, atuam no atendimento dos clientes que chegam pela Estante Virtual. Para o futuro, Artur pretende aumentar a equipe com um novo integrante. “Gostaríamos de ter um gato em nossa loja já que nossa logomarca inclui esse personagem tradicionalmente vinculado ao universo dos livros”, explica o livreiro.

Torre de Papel LivrosComo grande diferencial em sua loja, Artur aponta: “um atendimento cordial, educado e preocupado em atender às necessidades do cliente, antes que simplesmente vender”. Recentemente, a Torre de Papel Livros investiu em uma consultoria do Sebrae para aprender a inovar e avançar com o negócio. “O que começou com a perspectiva de ser apenas uma arrumada na organização, transformou-se em um trabalho que promoveu mudanças profundas em nossa maneira de ver o negócio”, conta Artur que viu os resultados do investimento recentemente na 6ª Bienal Capixaba do Livro. “Com poucos recursos e uma ideia simples, mas efetiva e atraente, conseguimos a atenção de todos os visitantes do evento, mesmo estando localizados em um dos pontos mais desfavoráveis do galpão da Bienal”, explica o livreiro que sorteou uma torre de livros durante o evento.

Relíquias nas prateleiras

Nas prateleiras da Torre de Papel encontramos várias preciosidades como uma edição encadernada e restaurada de “O Cruzeiro” publicada na década de 40, a primeira edição de “Os últimos dias de Paupéria” (1973) com um compacto simples que traz de um lado a canção “Todo Dia é Dia D”, cantada por Gilberto Gil, e do outro lado “Três da Madrugada”, cantada por Gal Costa; além de uma edição fac-similar do famoso registro de atividades da obra “Garçonnière”, de Oswald de Andrade. “Essa edição bastante rara reproduz fielmente o que se registrava em forma de desenhos, recortes, colagens e recados manuscritos, além de incluir um comentário crítico de Haroldo de Campos”, relata Artur.

E quem desejar adquirir uma relíquia do acervo do Torre de Papel, encontrará à venda na Estante Virtual o livro Poema Sujo”, de Ferreira Gullar, “numa edição esmerada e praticamente artesanal, publicada pela Confraria dos Bibliófilos do Brasil”, explica o livreiro. Ele também indica a leitura de “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa. “Considerado por muitos a obra máxima da literatura brasileira e uma das melhores narrativas da literatura mundial”, justifica a escolha.

Histórias pra recordar

Torre de Papel LivrosComo toda livraria, Artur coleciona histórias e mais histórias reais e engraçadas. “Já tivemos um cliente que perguntou se tínhamos o livro ‘A Farmácia de Plantão’, se referindo à obra de Platão e também teve uma jovem estudante de direito à procura do ‘Vademercury’”, relembra o livreiro que dessa vez  não resistiu e brincou “’Vademercury’ não temos, mas acho que tenho por aqui um cd do ‘Fredmecum’”.

Além das histórias engraçadas, Artur já recebeu uma visita pra lá de ilustre. “O artista plástico Waltércio Caldas, um dos maiores da arte contemporânea brasileira e mundial, veio a Vitória para abrir uma mostra sua e, como sempre faz, saiu à procura dos sebos da cidade”, relembra Artur. Waltércio não saiu de mãos abanando. “Ele comprou uma edição raríssima do livro/objeto ‘Caixa Preta’, de Augusto de Campos e Júlio Plaza, pelo qual procurava havia anos, mas nunca o havia encontrado intacto e com todos os elementos montáveis”. O exemplar era da biblioteca pessoal de Artur. “Só abri mão porque achei que seria melhor aproveitado estando com um artista importante que tem a intenção de formar um acervo que preserve esta parte da produção cultural brasileira”, explica.

Serviço:

Quer conhecer o sebo Torre de Papel Livros?

Endereço: Rua Eugênio Neto, 488, loja 01. Praia do Canto. Vitória (ES)
Horário de Funcionamento:  segunda à sexta (08h às 18:30h) e sábados (09h às 12:30h)

 

 

Comentários

12 comentários em “Torre de Papel: um sonho em família

  • 14.01.2014 a 1:31 pm
    Permalink

    Somos pessoas, e por conseguinte, complicadas, estressadas, e muitas vezes deselegantes. Essa familia, formada por Martha e Arthur, é completamente diversa do que estamos acostumados a encontrar pela vida à fora, são pessoas fascinantes, gentis, e muito mais preocupadas em vender livros, preferem cultivar o ser humano, a amizade, o respeito, e o melhor de tudo sempre com um sorriso franco a iluminar-lhes a alma… o rosto. É realmente muito bom visita-los!

  • 23.12.2013 a 3:53 pm
    Permalink

    Oi amigos, amo ler e acabei de descobrir a Estante Virtual. Pode ter certeza que vou ser a freguesa mais assídua. Estou cursando o 2º semestre de história, trabalho o dia todo, mas sempre sobra um tempinho para ler. Abraços a todos.

  • 28.11.2013 a 6:48 pm
    Permalink

    Amo livros! Se eu pudesse eu comprava todos os dias. Fiquei deslumbrada com o que li. Foi muito bom ter lido, pois tive boa impressão da Estante Virtual. Vocês estão de Parabéns pelo brilhante trabalho. Sucessos!!!

  • 26.11.2013 a 7:13 am
    Permalink

    Daqui de Goiânia (GO), sou cliente da Torre via Estante Virtual. Livros conforme a descrição, entregues no prazo. Recomendo o livreiro e cumprimento família, parabéns pela bela livraria.

  • 24.11.2013 a 5:05 pm
    Permalink

    Sou cliente.
    Artur e Marta me aturam já há algum tempo…

  • 22.11.2013 a 3:56 pm
    Permalink

    Já comprei livros no Torre de Papel, que fica na minha cidade. São muito cordiais e prestativos, e possuem um excelente acervo. Merecem os parabéns pela visão de terem apoiado a criação do Estante Virtual. Forte abraço!

  • 14.11.2013 a 10:08 am
    Permalink

    Dica: um gato real faria pipi e afiaria suas garrinhas em livros e estantes ,alem de dar umas unhadinhas em quem se atrevesse a acarinha-lo em seus dias de fúria ou tivesse algum odor de outro gato,que tal colocar um gato gigante inflavél ou um de pelúcia bem grandão com objeto que reproduza os sons dos gatos tipo miados e ronronares,simples prático e legal,ele poderia vestir roupinhas com a logo da loja , e até ter miniaturas pela loja indicando as boas idéias e ofertas do dia,abraços Deus os abençoe e os guarde, lhes dando sempre vitórias!!!

  • 12.11.2013 a 10:26 am
    Permalink

    Não os conheço pessoalmente, mas comprei livros atraves da Estante Virtual e o atendimento foi ótimo, rápído e o livro, em excelente estado de conservação.
    Parabéns.

  • 09.11.2013 a 9:42 am
    Permalink

    Parabéns pelo belo trabalho! Amo livros! Bjs

  • 07.11.2013 a 10:07 am
    Permalink

    Nossa realmente é encantador o local.Pessoas maravilhosas e acervo também. Toda vez que passo perto fico louca pra entrar, mas tenho que me conter. Uma coisa de cada vez, mas brevemente estarei retornando ao local.Abraço a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares