As 12 bibliotecas mais incríveis do mundo

(0 Estrelas - 0 Votos)
Se você ama livros é bem provável que passe por esse ritual de transformação ao entrar em uma biblioteca: seus olhos brilham, seus dedos coçam (em busca do toque de cada exemplar) e sua mente involuntariamente emite aquele pensamento: “ah! como eu gostaria de uma biblioteca dessas em casa”! Por isso, fomos em busca das mais incríveis bibliotecas do mundo para que você se inspire e suspire com a gente.

As 12 Bibliotecas mais incríveis do mundo

Biblioteca da Universidade de Coimbra, em Portugal, data do século XVI.  É considerada um ícone da arquitetura e seu acervo conta com mais de 1 milhão de livros! Dentre eles, a maioria é de língua portuguesa (para nossa alegria!), mas também podemos encontrar alguns exemplares em latim. A biblioteca completou 500 anos no mês passado e é a responsável por guardar um dos exemplares da primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões. Que relíquia!

Já na entrada da Biblioteca do Mosteiro de Wiblingen, em Ulm, na Alemanha, damos de cara com uma inscrição que não poderia ser diferente: Em quo omnes thesauri sapientiae et Scientiae que significa “onde são armazenados todos os tesouros do conhecimento e da ciência”. O Mosteiro de Wibligen, que abriga a biblioteca, foi fundado em 1093 e remodelado no século XVIII. O estilo barroco com sua rica ornamentação chama a atenção de historiadores da arte e, claro, dos leitores. Além de outros documentos, a biblioteca possui cerca de 15 mil manuscritos.

E na Irlanda, encontramos a Biblioteca do Trinity College que comemorou seu tricentenário em maio de 2012 e possui 5 milhões de volumes impressos. Seu salão principal possui quase 65 metros de comprimento e guarda os exemplares mais antigos de seu acervo. Entre suas preciosidades encontra-se uma das poucas cópias da Proclamação da República da Irlanda, uma harpa irlandesa do século XV que serviu como base para o emblema da Irlanda e o manuscrito Grande Evangeliário de São Columba, ilustrado com motivos ornamentais feito por monges celtas por volta do ano 800 d.C.

As 12 Bibliotecas mais incríveis do mundo

Na primeira foto da imagem acima vemos uma das subdivisões da Biblioteca da Universidade de Yale, nos EUA, que engloba 20 edifícios. A Biblioteca Beinek é responsável por guardar obras raras e manuscritos. Seu acervo conta com mais de 12 milhões de exemplares e sua arquitetura foi elaborada pelo arquiteto Gordon Bunshaf, ganhador do Pritzker (1988) – um dos maiores prêmios da arquitetura, também já ganho por Oscar Niemeyer.

Já a Biblioteca Pública de Salt Lake, que também fica nos EUA, abriga mais de 500 mil volumes. Em 2006, chegou a ser batizada de “Biblioteca do Ano” pela American Library Association. Sua construção, projetada pelo arquiteto Moshe Safdie, possui cinco paredes de vidro e uma claraboia de 20 mil metros quadrados de tirar o fôlego. Arquitetura incrível é também a da Biblioteca José Vasconcelos, no México, que foi considerada uma das construções mais avançadas do século XXI. A biblioteca foi inaugurada em 16 de maio de 2006 e teve um custo de quase U$ 100 milhões. O resultado valeu o investimento!

As 12 Bibliotecas mais incríveis do mundo

A Biblioteca Nacional da Bielorrússia possui mais de 8 mil livros em seu acervo e é considerada a terceira maior coleção de livros russos no mundo. O edifício, inaugurado em 1922 e restaurado em 2006 tem a forma de um rombicuboctaedro. Já a Biblioteca da Abadia de Saint Gall possui cerca de 150 mil volumes e é a biblioteca mais antiga da Suíça. Seu acervo possui documentos que falam do desenvolvimento da cultura na Europa e das realizações culturais da abadia do século VIII até a dissolução do monastério, em 1805. Em 1983, por causa dos afrescos no teto e estantes ornamentadas ela foi  considerada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas.

E não podíamos deixar de mencionar a Biblioteca do Vaticano, fundada em 1475, e de grande importância para a Igreja Católica. Atualmente a Biblioteca do Vaticano possui mais de 1,1 milhões de livros, entre eles está o mais antigo manuscrito completo da Bíblia e muitas outras obras medievais.

As 12 Bibliotecas mais incríveis do mundo

No Brasil, a Biblioteca Real Gabinete Português de Leitura, no centro da cidade do Rio de Janeiro, foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Sua arquitetura evoca o estilo gótico renascentista da época dos descobrimentos portugueses. A biblioteca é o maior acervo de obras portuguesas existentes no Brasil. Conta com cerca de 300 mil exemplares, incluindo manuscritos e obras raras que precisam de autorização para serem consultados.

Já na cidade de São Paulo, os pequenos podem aproveitar a Biblioteca Hans Christian Andersen, inaugurada em 9 de julho de 1952 sob o nome de Biblioteca Infantil do Tatuapé. Três anos depois de sua inauguração, a biblioteca recebeu o nome do famoso escritor de contos de fadas e foi ludicamente decorado pelo cenógrafo Sidnei Caria.

E para fechar com chave de ouro, a biblioteca mais incrível do Brasil e da América Latina: a Fundação Biblioteca Nacional, considerada pela UNESCO a sétima maior biblioteca nacional do mundo além de ser a maior biblioteca da América Latina. Seu acervo, de mais de 8 milhões de livros, teve início com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, trazendo exemplares da Real Biblioteca de Portugal.  Dentre seus livros raros, encontramos um exemplar da primeira edição de Os Lusíadas, além da Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462, pouco antes da descoberta da imprensa de Guttemberg.

E vocês? Que outras incríveis bibliotecas acrescentariam à lista? Compartilhem suas opiniões, comentando este post.

Comentários

10 comentários em “As 12 bibliotecas mais incríveis do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares