A ciência comprova: ler faz bem para o cérebro. Conheça outros benefícios da leitura.

Talvez a conclusão deste post não surpreenda a maioria dos leitores, mas a ciência comprovou recentemente o que parecia óbvio: literatura faz bem para o cérebro! Nos Estados Unidos, um grupo de teste foi convidado a ler um capítulo do romance Mansfield Park, de Jane Austen, dentro de uma máquina de ressonância magnética, enquanto pesquisadores da universidade de Stanford analisavam os resultados neurológicos. Para o experimento, era preciso ler o capítulo de duas formas distintas: primeiramente, uma leitura descompromissada; depois, uma leitura para análise crítica da obra. A conclusão do estudo apontou que a leitura de livros pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro. Logo, o estudo concluiu que a forma de leitura afeta o cérebro e através dela podemos treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração. Logo, o estudo conclui que a forma de leitura afeta o cérebro e pode indicar formas de treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração.

Estudos semelhantes para avaliar os benefícios da leitura com máquinas de ressonância magnética já haviam sido realizados antes na Europa. Em 2010, o neurocientista Stanislas Dehaene, diretor da Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Inserm-CEA, na França, usou exames de ressonância magnética para avaliar o cérebro de adultos alfabetizados e analfabetos. Os cientistas descobriram, então, que os cérebros dos adultos que podiam ler eram mais ativos, ainda que, em contrapartida, perdessem parte de sua memória visual, possuindo menos habilidade no reconhecimento facial.

Interessados nos ganhos que um livro pode trazer para nossas vidas fomos atrás e listamos 10 benefícios da leitura. Sinta-se à vontade para acrescentar outros benefícios, comentando este post.

1.  A leitura estimula a memória, expandindo a capacidade de nossa mente.

2. A leitura é combustível inesgotável para a imaginação.

3. A leitura nos dá as palavras, instrumento para expressar nossos sentimentos.

4. A leitura nos aproxima da compreensão de mundo e da auto-compreensão.

5. Ao ler, nos deparamos com aquilo que pensamos: com nossas crenças.

6. É possível experimentar com a leitura, sem de fato experimentar fisicamente.

7. O ato de ler naturalmente leva a escrever e a escutar.

8. Ler eleva a auto-estima.

9. A leitura desconhece a solidão, nos permite estar sempre acompanhados.

10. A leitura constrói sonhos e nos empurra à realização.

Comentários

41 comentários em “A ciência comprova: ler faz bem para o cérebro. Conheça outros benefícios da leitura.

  • 09.10.2012 a 2:18 pm
    Permalink

    “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”
    Mário Quintana

  • 04.02.2013 a 7:24 pm
    Permalink

    adorei muito bom
    VALEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  • 24.02.2013 a 12:13 pm
    Permalink

    Realmente a leitura nos traz muitos benefícios. Além desses ainda temos muito mais. Infelizmente, nem todos têm essa noção e acesso. E não é por que não têm condições, é porque simplesmente não querem desfrutar de tudo isso…Bom, eles não sabem o que estão perdendo.

  • 12.03.2013 a 7:50 pm
    Permalink

    Excelente post.

    Concordo plenamente que a leitura faz muito bem para a mente.

  • 22.03.2013 a 12:58 pm
    Permalink

    QUEM LÊ SABE MAIS, ADQUIRE CONHECIMENTO, SOLUCIONA SEUS PROBLEMAS COM MAIS FACILIDADE.

  • 25.03.2013 a 6:05 pm
    Permalink

    bom aprendi muito a leitura e realmente boa.

  • 08.07.2013 a 1:04 pm
    Permalink

    Estou “engatinhando” no que diz respeito a vida de leitura, porém, depois de uma experiência pessoal, meu apetite pela leitura e pelo estudo cresceu muito! Deus seja louvado por isso!

  • 17.07.2013 a 11:40 pm
    Permalink

    Otima Materia mesmo os tendo descoberto o que parecia obvio kkk, mas esta trouxe clareza… Nunca li muito porem sempre gostei, o que tenho a dizer é que, com apenas 3 dias de leitura compromissida se adquire mais eficiencia mental, me refiro a diminuição de coisas novas e tambem o famoso “AI DEU BRANCO” kkk é isso obg pela matéria

  • 29.07.2013 a 4:25 pm
    Permalink

    Ler nos direciona a um mundo completamente rico em conhecimento, novo em saber e com detalhes fascinantes para exercício positivo da mente.

  • 07.08.2013 a 6:10 pm
    Permalink

    muito bom mesmo

  • 12.09.2013 a 8:54 pm
    Permalink

    “Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma.” [George R. R Martin in As crônicas de gelo e fogo]

  • 14.11.2013 a 7:40 pm
    Permalink

    Meu pai me ensinou a ler (mesmo que de uma maneira traumática) aos cinco anos. Devido a esse fator, peguei gosto pela leitura. Lia de tudo que passasse em frente aos meus olhos, de placas, livros e revistas. Hoje em dia, não consigo ficar sem ler por muito tempo. Tenho hábitos de ler 4 livros por mês. Com certeza, se eu tivesse mais tempo, conseguiria ler muito mais que 4 livros.

  • 22.01.2014 a 12:22 pm
    Permalink

    imagine se cada ser humano se interessasse pela leitura, e como as pessoas mudariam sua visão de mundo além de mudar a si mesmo? seria um feito magnífico nas nossas vidas e a de todos. Então vamos estimular a leitura, porque ler abre as portas para um mundo mágico, na qual você se descobre!

  • 31.01.2014 a 2:11 pm
    Permalink

    Engraçado que temos o poder de chegarmos a ser mega hiper intelectuais lendo milhares de livros (imagine ler mais de 1.000 livros O,O!). Temos esse poder em nossas mãos! Só que as pessoas não o usam! o.O Dá pra baixar livros em 10 segundos, pois a maioria tem 500kb ou 1mb… Dá pra ter milhões de livros em um HD de um PC. Imagina se todos esses livros fossem gravados na sua mente!
    Temos esse poder na mão, então, por que não usá-lo!? Temos apenas uma vida galera.

  • 20.03.2014 a 12:57 pm
    Permalink

    materia de grande valia,pois certo dia parei para observar porque eu era tão timido, pois não conseguia desenvolver um dialogo proveitoso com meus amigos e sempre repetia os mesmos assuntos,dai certo dia comecei a criar habitos de leituras paralela e comecei a expandir um leque de informações muito maior do que anteriormente,quatro meses depois aprendi a conversar de maneira bastante proveitosa e interessante,dai percebir o quanto a leitura influenciou em meu papel social.

  • 07.04.2014 a 9:13 am
    Permalink

    “Oh! Bendito o que semeia
    Livros… livros à mão cheia…
    E manda o povo pensar!
    O livro caindo n’alma
    É germe — que faz a palma,
    É chuva — que faz o mar. “
    (Castro Alves, “O Livro e a América”)

  • 08.05.2014 a 1:01 am
    Permalink

    Realmente a leitura muda nossa vida.

  • 11.05.2014 a 10:29 am
    Permalink

    Sem contar que a leitura aumenta a conexão entre os neurônios e faz com que se produza mais.

  • 17.05.2014 a 9:53 pm
    Permalink

    Ah, vocês não vão acreditar como consegui gostar de ler livros! Quando era pequeno fui começar a ler o livro da Chapeuzinho Vermelho e daí já me toquei que tinha um pouco de prática. Quando cresci um pouco, o interesse por ler livros diminuiu. Sabe, quando chega aquele momento na escola em que a professora fala que é aula de leitura? É o mesmo que dizer “preguiça”.
    Quando me davam um livro,eu falava:
    -Ah não!Não quero ler livro não.
    Daí cresci mais um pouquinho e comecei a interagir com uns livros que comecei a ler mas com só um pouco de curiosidade em saber o que estava acontecendo. Gostava mesmo é quando as pessoas liam para mim. Em seguida, de uma uma hora para outra, inexplicavelmente, me encantei com a informação de que os livros faziam bem para o cérebro. Me interessei um pouco mais pelos livros e agora estou lendo um livro muito bom que sugiro que vocês leiam pois dá uma lição que vai mudar sua vida. O nome do livro é A cabana, de William P. Yong. Agora, penso que quando vou ler um livro vou assistir um filme no cinema comendo pipoca pois me encanto tanto com os livros que parece que estou em um filme. Fica a dica.
    Abraços!!!

  • 03.10.2014 a 11:24 am
    Permalink

    De fato,ter uma leitura proveitosa, nos mostra um lado da vida onde na minha opinião esconde-se oque realmente nos traz o significado de magia.Não me considero um leitor veterano, porém afirmo a vocês com veemência que,viver sem leitura nos torna extremamente pobres no quesito poder de mudança.Se quer um mundo melhor,comesse lendo um livro,é algo simples ,mas de grande valia para nós e os seres que nos rodeiam!! Abraços..

  • 12.10.2014 a 2:25 pm
    Permalink

    Ler é aventurar no desconhecido, é partilhar do conhecimento alheio,é se lançar no mundo novo.

  • 30.12.2014 a 2:38 pm
    Permalink

    Gostei muito de saber que o livro é bom para o cérebro.

  • 22.03.2015 a 3:14 pm
    Permalink

    11. Ler adia o mal de Alzheimer.

  • 02.08.2015 a 4:36 pm
    Permalink

    A leitura é um oceano de oportunidades!

  • 20.08.2015 a 11:04 am
    Permalink

    Mas não basta apenas ler. É preciso entender o que se lê. Uma leitura sem compreensão não é leitura. Além de desenvolvermos o hábito de analisar criticamente o que lemos, é preciso, sobretudo, ser seletivo em matéria de leitura. Existem livros que realmente não vale a pena o tempo que se dispensa sobre eles.

  • 10.12.2015 a 10:26 am
    Permalink

    Além dos benefícios descritos neste artigo, ler é uma delícia e em cada leitura há sempre uma DESCOBERTA.
    #OlhardeMahel

  • 31.01.2016 a 7:44 pm
    Permalink

    Existem ótimos sites aos quais podemos baixar diversos livros de forma prática e bem simples alem do que o celular está sempre conosco basta unir o útil ao agradável

  • 19.02.2016 a 11:47 am
    Permalink

    obrigado por essas dicas, o seu artigo é muito esclarecedor ,
    irei compartilhar pois acho que mais pessoas precisam ter acesse
    a esse site, muitissimo obrigado!

  • 28.02.2016 a 6:53 pm
    Permalink

    Sempre vi os livros como um meio crucial de se ler o mundo.
    Assim como quando simplesmente abrimos os olhos e saímos para as ruas, vendo uma infinidade de cores, movimentos, detalhes e cadeias de acontecimentos sem freios… Ou como quando observamos, através de um microscópio, algum grão de poeira, vendo que ali há também inúmeros detalhes representando um mundo usualmente desconhecido.
    Assim vejo os livros e a sua leitura: um universo a se descobrir.

    Devemos também observar a maneira ideal de proceder ao escrevermos algo. Assim estaremos honrando mais ainda esse nosso patrimônio que são as palavras.

  • 22.04.2016 a 11:39 am
    Permalink

    Estou estudando neurociencias na graduação e todas essas informações sobre nosso cérebro continuam me cativando e fascinando a cada dia

  • 28.06.2016 a 12:19 am
    Permalink

    Muito bom esse artigo, até que enfim consegui tirar minhas dúvias. Valeu!

  • 04.08.2016 a 3:44 pm
    Permalink

    “A leitura pode danificar seriamente a nossa ignorância”

  • 10.09.2016 a 6:57 pm
    Permalink

    estou tentando pegar o habito da leitura, do conhecimento. Percebi que assistir filmes não estavam me fazendo bem,pois as informações já vem prontas, diferentes da leitura que temos que criar a historia na nossa imaginação,isso deve ser muito benéfico ao nosso cérebro. deve estimular todo o cérebro,um tipo de remédio de longa vida para o mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares