Ler é Universal

Ler é Universal

Já dizia o filósofo inglês Anthony Clifford Grayling: ler é como voar! É alcançar um ponto de vista amplo sobre a história e sobre as ideias. É compartilhar experiências e os frutos de muitos questionamentos. De fato, qualquer leitor que se preze não há de negar que os livros abrem horizontes e nos transportam para outros mundos. Ler é uma verdadeira aventura! Para a colunista do New York Times, Anna Quindlen, livros podem ser o avião, o trem e a estrada. Livros são o destino e a jornada. E também nossa casa, nossa morada. Talvez por isso, ler é um ato universal. A leitura feita com prazer não tem fronteiras ou local certo para ocorrer.

Mas por que o mundo todo lê? Cada um pode encontrar sua própria resposta. O ex-presidente de Harvard, Charles William Eliot, por exemplo, acredita que os livros são os amigos mais constantes na vida de alguém e também os mais sábios e acessíveis conselheiros. Já, o o poeta norte-americano James Russel Lowell, enxerga os livros como abelhas que transportam o pólen (conhecimento) de uma mente para outra. Citando o escritor C.S Lewis, diríamos que: “Nós lemos para saber que não estamos sós”!

Gostou? Todas as citações e paráfrases acima foram retiradas do Blog de Steve McCurry. Nele, também nos deparamos com imagens espetaculares sobre a universalidade da leitura. Aprecie:

Ler é Universal
Ler é Universal
Ler é Universal
Ler é Universal
Ler é Universal

Gostou? Deixe sua opinião, comentando este post.


  3 comments

  1. josé amaral filho   •  

    Quando tinha 6 anos aprendir a ler. Morávamos em uma pequena cidade de interior do RN/BR e o acesso a livros era restrito. Mas com a facilidade de viagens de trem, tivemos acesso a revistas, de tarzan, livros de bolso, contando as história do velho oeste americano. Com essa facilidade, fiquei sabendo primeiro da vida americana, dos costumes e tradições do nosso estado ou do BRASIL. Continuei tendo me maravilhado pela leitura e muitas coisas da vida encontrei nos livros. Viajei pelo mundo, sonhei os meus sonhos, amparei a minha fé. Amo a natureza como ela tem que ser, graças aos livros e as leituras ao meu alcance. Talvez eu bata o recorde de leitura: leio um livro por semana.

  2. Ana Luiza Voigt Guimarães   •  

    Cada vez mais, torno-me fã da Estante Virtual. Já faço compras através do site há alguns anos e, agora, estou feliz em poder acompanhar o blog da empresa e a “fanpage” no facebook. Estou certa de que o grupo e todos os envolvidos nessa ideia maravilhosa continuarão crescendo – e desenvolvendo novas ideias – para a alegria dos apaixonados por livros. Sempre indico para todos a ESTANTE VIRTUAL!!!

  3. Lucimar Cardoso   •  

    Sempre amei ler. Acho fascinante como a mente dos escritores funcionam. E entrar neste universo para mim é uma grande realização.
    Ler essencial. Se não fosse um leitora, minha vida seria bem mais triste. Procurei envolver minhas filhas essa fascinação que tenho pelos livros e consegui. elas gostam de ler. Eu li de tudo nesse mundo. Descobri coisas interessantes por meio dos livros e por isso tento tirar o máximo de sabedoria que eles contém. Adoro pegar trechos de um livro e repassá-los nos sites sociais, quando acho que este vai de encontro com o que penso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>