Flip 2012 já tem autores confirmados – prepare suas leituras!

A Festa Literária Internacional de Paraty – Flip – completa 10 anos em 2012 e já tem a programação completa divulgada, com todos os autores que vão participar desse que já se tornou o maior encontro sobre literatura no Brasil. Paraty, cidade histórica do litoral oeste do Rio de Janeiro, receberá nomes de peso tanto da literatura brasileira quanto estrangeira, entre 4 e 8 de julho, e terá como homenageado o poeta Carlos Drummond de Andrade. Confira ao final deste post os livros dos principais autores desta edição e adiante sua leitura para já ficar por dentro das discussões!

O evento este ano será o mais grandioso de todos os tempos, e receberá 40 autores de 14 países. Um trio nacional de peso fará a abertura: Luis Fernando Veríssimo, o poeta Antonio Cícero e o professor e escritor Silviano Santiago. Eles apresentarão uma leitura da obra de Drummond, um dos maiores escritores brasileiros e cujo nascimento completará 110 anos em outubro.

Premiados e badalados autores internacionais causam excitação entre os fãs de literatura da edição 2012 da Flip, a exemplo da americana Jennifer Egan, vencedora do Pulitzer de ficção de 2011 com o livro A Visita Cruel do Tempo, do também americano Jonathan Franzen, ganhador do National Book Award – um dos mais importantes dos EUA – com o livro As Correções, do francês Le Clezio, vencedor do Nobel de literatura 2008, autor de Peixe Dourado, e do britânico Ian McEwan, ganhador do Prêmio Man Booker – prêmio literário mais importante da língua inglesa – em 1998.

Dentre as revelações que prometem boas discussões literárias e novas propostas sobre realidade e ficção estão a portuguesa Dulce Maria Cardoso, autora vencedora do Grande Prêmio Acontece de Romance com o intrigante romance Campo de Sangue e a escocesa Jackie Kay, autora do aplaudido O Trompete, romance de estréia da respeitada poetisa.

Autores brasileiros bem conhecidos por aqui e que dispensam apresentações também participarão da Flip este ano, como Zuenir Ventura, que discutirá o papel da família na literatura junto a Dulce Maria, o antropólogo Roberto DaMatta, que falará sobre o papel das cidades na vida democrática contemporânea, Fabrício Carpinejar, que se juntará a Jackie Kay para falar sobre realidade e ficção, Fernando Gabeira, que discutirá sobre autoritarismo com Luis Eduardo Soares, e o crítico Antonio Carlos Secchin, que participará das homenagens a Drummond.

Ficou curioso para conhecer mais sobre a obra de algum dos autores convidados para a Flip 2012? Preparamos uma lista com os principais livros desses escritores que vão fazer de Paraty a capital brasileira da literatura em julho!

         
  A Rosa do Povo

Carlos Drummond
de Andrade

  O Analista de Bagé

Luis Fernando
Verissimo

  Guardar

Antônio Cícero

  Anônimos

Silviano Santiago

 
   

 

 

 
     
         
  A Visita Cruel
do Tempo


Jennifer Egan

  As Correções

Jonathan Franzen

  Peixe Dourado

Le Clézio

  Reparação

Ian McEwan

 
   

 

 

 
     
         
  Campo de Sangue

Dulce Maria
Cardoso

  O Trompete

Jackie Kay

  Cidade Partida

Zuenir Ventura

  Crônicas da Vida e
da Morte


Roberto DaMatta

 
   

 

 

 
     
         
  Caixa de Sapatos

Fabrício Carpinejar

  As Palavras
Secretas


Rubens Figueiredo

  O Que é Isso
Companheiro?


Fernando Gabeira

  Melhores Poemas de
João Cabral de Melo
Neto


Antonio Carlos
Secchin

 
   

 

 

 
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares