Literatura de viagem: entretenimento e informação no Dia do Turismo

(0 Estrelas - 0 Votos)
Você decide viajar e é hora de montar o roteiro dos lugares que deseja conhecer. Tarefa fácil visto os inúmeros guias de viagem já publicados e a ajudinha extra da internet, não é mesmo? Mas nem sempre foi assim. Antes mesmo dessas praticidades surgirem em nossas vidas, os livros eram os únicos aliados dos viajantes. Narrativas como Odisseia, de Homero, e Viagens de Marco Polo traziam relatos que despertavam a curiosidade dos leitores mais aventureiros, ao mesmo tempo em que forneciam descrições detalhadas de lugares, muitas vezes, ainda pouco explorados pelo homem.

Na época das grandes navegações e dos descobrimentos, os diários de bordo, considerados precursores dessa literatura de viagem, também cumpriam o duplo papel de entreter e informar.  A Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o descobrimento do Brasil, escrita ao rei D. Manuel, além de ser considerada o primeiro texto literário do Brasil, é também o mais importante documento que insere nosso país na história mundial. Além de descrever minuciosamente as pessoas, os animais, as plantas, a vegetação, o solo e clima de nosso país, o escrivão foi além e propôs ao monarca formas de aproveitamento do território e maneiras de assegurar a dominação portuguesa, sobretudo, no que dizia respeito à cristianização dos índios.

Mas os anos passaram, as navegações exploratórias cederam espaço à colonização em terra firme e o gênero literário também expandiu seus horizontes. Os comentários meramente descritivos abriram espaço para narrativas pitorescas acerca de novos mundos, fossem eles reais ou imaginários. E é diante de todo o encantamento dessa literatura que nessa terça-feira, 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, montamos uma galeria com grandes sucessos da literatura de viagem para você. Sua próxima viagem tem destino certo aqui! Escolha o seu livro e boa leitura!

Comentários

2 comentários em “Literatura de viagem: entretenimento e informação no Dia do Turismo

  • 29.09.2011 a 11:20 am
    Permalink

    Faltou On The Road – Pé na Estrada de Jack Kerouac

  • 27.09.2011 a 11:51 pm
    Permalink

    Esses livros podem te levar longe, mesmo que você não esteja planejando viajar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares