Indicações ajudam na escolha de leitura para as férias

(0 Estrelas - 0 Votos)

Campanha “Nestas férias, crie uma estante”

A ação Nestas férias, crie uma estante está em sua última semana e o saldo foi pra lá de positivo. Os leitores aprovaram a iniciativa da Estante Virtual e a lista de indicações de leitura para as férias já ultrapassa 2 mil títulos únicos. Somando todas as sugestões repetidas, a lista chega a mais de 3 mil indicações. “Como gosto muito de ler, foi prazeroso parar e pensar em uma lista de livros para indicar para as férias”, afirma o administrador de empresas, Jorge Ferrer. “A ação foi uma surpresa excelente. É muito bom termos sugestões de diferentes pessoas, indicando leituras que jamais adivinharíamos. Abre-se um universo de propostas das mais diferentes e surpreendentes”, analisa a professora aposentada Angela Zullo Negrão.

Sugestões ajudam leitores a encontrar sua próxima leitura

A opinião de terceiros pode realmente ser decisiva para a escolha de um livro. “Uma indicação de livro é sempre um canal fundamental de informação sobre a obra. E até mesmo uma crítica ruim pode servir de incentivo à leitura”, afirma o professor de geografia e proprietário do Sebo da Toca, Luis Augusto Russi Berti.

Mas, afinal, que livro ler nestas férias? Para Angela Negrão, um bom livro para o período de descanso é aquele que entretém e torna-se companheiro de todas as ocasiões: na praia, no cafezinho no bar e no banco no jardim. “Como lembra Mário Quintana em seu Caderno H, o livro é uma dupla delícia. Traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”, cita. Cativado pela onda de indicações de leitura, Jorge Ferrer define um bom livro de férias dando novas sugestões. “Um bom livro para o momento seria um de mistério de Luís Alfredo Garcia Roza, um drama como A Montanha e o Rio, de Da Chen ou um não-ficção sobre alguém que teve uma vida interessante, como A Fazenda Africana, de Karen Blixen”. E ainda faz questão de frisar: “leitura boa é aquela que você escolhe, independentemente da época do ano”!

 Indicações de leitura oferecidas

Das indicações de leitura oferecidas na aba da ação no Facebook, Angela anotou 52 dicas de livros. “Embora tenha achado que já li tudo o que José Saramago escreveu, me surpreendi com um título do qual nunca tinha ouvido falar”, revela Angela. “Adquiri também O Tempo entre Costuras, de María Dueñas, e Viúva por um Ano, de John Irving. Ambos escolhidos dentre as sugestões dos leitores com quem mais me identifiquei”, conta. Jorge também teve o interesse despertado por obras como O Fio das Missangas, de Mia Couto, Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu, As Armas Secretas, de Julio Cortazar, Carta ao Pai, de Franz Kafka, Todos os Nomes, de José Saramago e Se Eu Fechar os Olhos Agora, de Edney Silvestre.

Mas o grande favorito dos leitores foi a obra Cem anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, com mais de 30 indicações. Luis sabe o motivo da preferência. “O realismo fantástico característico de suas obras é altamente recomendável para as férias por compor inteligência, bom humor e entretenimento”. Ao ver o título da obra, Angela relembrou de uma situação irreverente que teve a obra do escritor colombiano como pano de fundo. “Há 30 anos atrás, conversando com uma amiga sobre o livro, ela me perguntou se lembrava do trecho em que o velhinho está sentado e os pés enraízam. Antes que terminasse, respondi que sim e que havia rido muito. Ela, então, questionou as risadas, contando que havia passado a noite inteira chorando”, conta Angela. E ela conclui: “esta é a magia da obra de García Márquez. Ele consegue suscitar uma gama de diferentes sentimentos em seus leitores”. Além de confirmar o caráter envolvente e comovente dos livros de García Márquez, Jorge garante: “Cem Anos de Solidão é um livro único. Leitura obrigatória a todos que apreciam um bom livro”.

Participe da campanha

Gostou? Ainda dá tempo de participar. Você tem até o dia 31 de julho para ajudar na construção de uma estante de indicações de livros para as férias. Participe pelo Twitter e Facebook e compartilhe esta ideia com os amigos. Estamos aguardando as suas sugestões!

Comentários

Um comentário em “Indicações ajudam na escolha de leitura para as férias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares