Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez

Cem Anos de Solidão é o 1° no ranking de livros indicados para as férias

Além de ser considerada uma das obras mais importantes da literatura latino-americana, e um dos títulos mais lidos e traduzidos em todo o mundo, Cem Anos de Solidão (1967), obra do autor colombiano e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura (1982) Gabriel García Márquez, é também um dos títulos preferidos para se ler nas férias. Depois de duas semanas do início da ação Nestas férias, crie uma estante, a obra de García Márquez lidera o ranking de sugestões, com mais de 30 indicações. Em segundo lugar está o livro A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak, e em terceiro, a série Harry Potter, de J. K. Rowling. O livro 1984, primeiro lugar na semana passada, fica em quarto lugar da lista.

Cem Anos de Solidão, Gabriel García MárquezCem Anos de Solidão conta a história da mítica cidade de Macondo – uma aldeia fictícia na América Latina – seus fundadores e descendentes: a família Buendía. Ao longo do livro, o escritor narra os acontecimentos do povoado, mesclando-os com fatos históricos do período, e resultando em um realismo fantástico – estilo literário já consagrado pelo autor. Estudiosos da obra ainda garantem que Cem Anos de Solidão é uma metáfora para a até então realidade sócio-econômica da América Latina, caracterizada pelo isolamento do restante dos países de primeiro mundo, conformismo e imobilismo social.

A não-linearidade e os muitos personagens da trama fizeram com que os fãs da obra criassem árvores genealógicas dos personagens a fim de ajudar outros leitores a não se perderem durante a narrativa. Neste link é possível conferir, em espanhol, trechos da obra, descrição dos personagens e também a genealogia da trama.

Sobre a ação

Vale lembrar que você tem até o dia 31 de julho para participar da construção de uma estante de indicações de livros para as férias. Participe pelo Twitter e Facebook e convide os amigos a participarem também. Estamos aguardando as suas sugestões!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>