1984 é um dos livros mais indicados pelos leitores para as férias

(0 Estrelas - 0 Votos)
A ação Nestas férias, crie uma estante está movimentando a fan page da Estante Virtual no Facebook. Leitores de todo o Brasil estão participando e já temos cerca de 3.000 indicações de livros. Aos poucos, estamos organizando todas essas sugestões em uma lista dividida por gênero. Até o momento, 1984, de George Orwell é o grande favorito dos leitores, seguido pelo O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë, A Sombra e o Vento, de Carlos Ruiz Zafón, Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez e O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder.

1984: O Big Brother de Orwell

1984, George OrwellEscrito pelo autor inglês Eric Arthur Blair, 1984 é uma metáfora crítica aos regimes totalitários dos anos 30 e 40 – como o stalinismo e o nazismo. Filho de ingleses, mas nascido na Índia, Eric Blair, ainda novo, revoltou-se com a política colonial e imperialista da Inglaterra, renunciando sua origem burguesa, sua fortuna e seu próprio nome. Adotou o pseudônimo de George Orwell e passou a trabalhar como operário em fábricas e como professor primário em Londres. Ao tomar essa atitude, sentiu na pele o gosto da desigualdade e da opressão. Ao mesmo tempo, no entanto, se mostrou descontente com a obediência cega dos partidos comunistas aos ditames de Moscou (tema que retrataria em sua obra A Revolução dos Bichos), e tornou-se uma espécie de socialista independente e anti-stalinista. Toda sua obra foi marcada por suas convicções políticas.

Em 1984, Orwell narra a história de Winston Smith, um homem encarregado de falsificar documentos públicos a fim de perpetuar o regime vigente. Smith vive em universo de controle, mentiras e traições. Neste mundo, todos os cidadãos são vigiados, a todo o tempo, pelas teletelas – aparelhos que transmitem a ideologia do partido dominante e captam os movimentos de todos dominados por ele – sob a liderança do Grande Irmão. As razões para a escolha do título da obra são desconhecidas, mas a data é o reverso do ano de sua finalização (1948) e demonstra que o autor descrevia um futuro pessimista baseado em fatos que vivenciava no presente. 

O romance de Orwell ganhou adaptações para a televisão e também para o cinema. A segunda versão para as telonas foi produzida no ano título de sua obra: 1984.

Sobre a ação

A ação Nestas férias, crie uma estante segue até o final do mês, então, ainda dá tempo de participar. Se você já enviou sua sugestão de leitura para as férias, convide os amigos a fazerem o mesmo. E vamos, juntos, construir a maior e mais diversificada estante de férias.

Para saber mais sobre a campanha, leia o post: nestas férias, crie uma estante.

Estamos aguardando suas sugestões!

Comentários

Um comentário em “1984 é um dos livros mais indicados pelos leitores para as férias

  • 25.07.2011 a 10:42 pm
    Permalink

    Excelente livro, 1984, mas só ler esse livro deixa o prazer desse tipo de história menos interessante. Digo isso pela oportunidade de ter lido o que eu chamo de Trilogia da “Sociedade do Futuro”, 1984 – George Orwell; Um mundo feliz – Aldous Huxley; e Farenheit 451 – Ray Bradbury…somente depois de ler os três que fiquei realmente satisfeito com esse tema :-)

    Boa leitura a todos,
    FL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares