Onde as histórias dos livros se passam

Você já teve curiosidade de saber como é e onde fica exatamente o lugar em que o livro que você está lendo se passa?

Uma das unidades básicas de uma história, muitas vezes importantíssima para seu entendimento, é o lugar. Além do mundo em que vivemos, no passado, presente ou futuro, esse lugar pode ser fantasioso, um outro planeta, ou até mesmo um outro universo. Restringindo as opções para o planeta Terra, até onde o Google Maps pode chegar até o momento, a jornalista Isabel Colucci criou um mapa colaborativo em que as pessoas podem marcar os locais onde as histórias dos livros acontecem.


Visualizar Mapa de livros e lugares em um mapa maior

Como explica em seu blog O Guaxinim, a ideia surgiu a partir da necessidade de indicar livros a uma pessoa que estava viajando para Viena. No contato com amigos que já moravam lá por perto, Isabel recebeu como resposta um “eu sei que tem, mas não lembro o nome”. Para solucionar esse problema, então, ela resolveu começar o mapa colaborativo, através do Google Maps, em que todo mundo pode marcar um lugar onde as histórias dos livros se passam. Criado em 2010, hoje o mapa já tem mais de 130 livros que se passam nos mais diferentes países e cidades pelo mundo, e qualquer um pode fazer novas marcações, clicando no link para o Google abaixo do mapa e em “editar”.

Um exemplo de marcação feita no mapa é a República Tcheca, cenário do livro A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera. Para quem pensa em viajar para lá um dia, é bastante interessante entender um pouco do país através de sua literatura. Na Rússia, temos três obras de Fiódor Dostoiévski: Crime e Castigo, O Idiota e Noites Brancas. Ainda na Europa, foi marcado em Amsterdam o livro Diário de Anne Frank, que conta a história dos tempos difíceis de Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial.

Já na América do Sul, temos marcações em Lima, no Peru, do livro Travessuras da Menina Má, do Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa. E, apesar de Macondo ser uma cidade fictícia, ela foi marcada na Colômbia também para mostrar que ali se passou Cem anos de solidão do também Nobel de Literatura Gabriel Gárcia Márquez, considerado por muitos críticos o melhor livro em castelhano desde Dom Quixote.

No Brasil, são muitos os lugares marcados apontando que ali se passaram boas histórias de livros nacionais. Dentre elas, estão o livro Dois Irmãos de Milton Hatoum, marcado no Amazonas, O encontro marcado de Fernando Sabino, localizado em Minas Gerais, O sol se põe em São Paulo de Bernardo Carvalho, que transita entre São Paulo e o Japão, tendo no mapa inclusive uma linha para mostrar que se passa nesses dois lugares.

É muito legal passear pelo mapa e descobrir exatamente em que ponto do planeta aconteceu a história que você tanto gosta. Além do ponto exato, muitas marcações ainda contam um pouco sobre o livro. Então, ainda é possível descobrir novos livros e se inspirar para novas leituras!

Comentários

2 comentários em “Onde as histórias dos livros se passam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares