Livros também são tema de tirinhas

tirinha é um gênero muito apreciado não só por jovens leitores, mas também por leitores mais experientes, que sempre recordam sua infância através dos jornais durante a semana, ou até mesmo em coletâneas publicadas em livros. Os assuntos das tirinhas são diversos, e na maioria das vezes elas servem para diversão ou para reflexão sobre algum tema. Reunimos alguns quadrinhos famosos em que os personagens estão tendo alguma experiência com os livros e a leitura, todos muito divertidos.

A primeira tirinha que escolhemos é o clássico Pato Donald, da Disney. Perdido em uma ilha deserta, Pato Donald encontra uma caixa com 50 livros de um mesmo título: Robinson Crusoé, de Daniel Defoe. Um achado e tanto para o personagem!

Pato Donald

Outro clássico da Disney que marcou gerações é o Mickey. Acompanhado por Pateta, o ratinho tem uma grande surpresa quando o amigo lhe empresta um livro policial com o título O mordomo não é o culpado.

Mickey Mouse

O cartunista brasileiro Fernando Gonsales também usou os livros como tema na tirinha da Barata Fliti, da famosa série Níquel Náusea. Ela retrata o poder dos livros sobre os leitores de uma forma muito criativa!

Níquel Náusea

Antônio Silvério é autor das tirinhas do Urbano, O Aposentado, que fazem sucesso nos jornais desde 1986. Nesta, o personagem Urbano embarca num livro de ficção científica durante seu tempo livre.

Urbano, o aposentado

Urbano, mostrando ser um grande apreciador de literatura, cita Victor Hugo, importante escritor e poeta francês autor de Os Miseráveis e O Corcunda de Notre-Dame, entre muitos outros livros.

Urbano, o aposentado fala sobre Victor Hugo

Garfield, o famoso gato criado por Jim Davis que já virou até filme, esqueceu-se de ler os livros e foi direto à refeição, sua atividade favorita. Garfield é hoje a segunda tirinha mais lida em todo o mundo, perdendo apenas para Peanuts.

Garfield

E por falar neles, Charlie Brown, Snoopy e sua turma contam na tirinha Peanuts quais são as suas seções prediletas no jornal. Utilizando uma metalinguagem — o personagem da tirinha de jornal fala sobre o próprio jornal — o Peanuts incentiva a leitura dos jovens de forma cômica e despretensiosa. Os personagens fazem tanto sucesso que foi lançada inclusive uma série de livros chamada Peanuts Completo, que reúne as tirinhas desde sua criação em 1950.

Peanuts

Da terra de Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares, o cartunista argentino Quino também desenhou sua clássica tirinha da Mafalda com o tema da leitura. Desta vez, a leitura de dicionários.

Mafalda

Essas e outras tirinhas sobre livros e bibliotecas você poderá encontrar no blog Bibliocomics.

Gostou das histórias em quadrinho? Costuma lê-las frequentemente? Então não deixe de comentar esse post e contar qual a sua tirinha predileta!

Comentários

Um comentário em “Livros também são tema de tirinhas

  • 15.10.2013 a 11:22 am
    Permalink

    Gostei das tirinhas ,mas em especial do Mickey e Pateta.Que oferece o livro ao amigo Mickey e conta o final da história.Mostrando que é bom lermos e indicar livros aos amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares