Mães, protagonistas do mês de maio e também dos livros

(0 Estrelas - 0 Votos)

Dia das Mães chegando, momento de correria na maioria das famílias: idas ao shopping e também ao supermercado na busca de artigos para tornar o domingo de quem dedicou a vida por nós pra lá de inesquecível. Celebrar o Dia das Mães já é tradição no Brasil e também em mais de 40 países pelo mundo. Reza a lenda que ainda na Grécia Antiga já era comum a prática de homenagear mães com festas, presentes e verdadeiros banquetes. Mas você sabia que foi uma escritora quem deu o primeiro passo na tentativa de criar oficialmente um dia dedicado às mães? A norte-americana Julia Ward Howe  chegou a criar um hino das mães (Mother´s Day Proclamation), em 1870, pedindo paz e o desarmamento na Guerra Civil que assolou os Estados Unidos no período. Mas foi no início do século XX que a data foi oficializada pelo então presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson. 

Já que escritores, livros e literatura têm tudo a ver com a data comemorativa, neste Dia das Mães, a Estante Virtual organizou uma lista de livros que trazem essas fortes mulheres como protagonistas. Mães que mudaram o mundo, de Billy Graham e outros autores, traz histórias inspiradoras de mulheres que influenciaram a vida de seus filhos e mudaram suas trajetórias. São pequenas biografias de personagens como Pauline Einsten, mãe de Albert Einsten; Mônica, mãe de Santo Agostinho e Alberta Williams King, mãe de Martin Luther King Jr. Até mesmo mães de coração foram resgatadas nesta obra. É o caso de Elizabeth Anne Everest, babá de Winston Churchill e Sara Bush Johnston Lincoln, madrasta de Abraham Lincoln.

Ainda nesta linha de obras biográficas, o livro Aprendi com minha mãe, de Cristina Ramalho, traz as histórias de vida das mães de 52 personalidades brasileiras. Entre elas: Arnaldo Jabour, Eduardo Matarazzo Suplicy, Frei Beto e outros. Quem prefere encarar a maternidade sob um ponto de vista divertido vai se interessar pelas obras Travessuras de Mãe, de Denise Fraga e Mothern, de Juliana Sampaio. Ambas relatam, de forma criativa e bem-humorada, os diversos desafios de criar os filhos.

A mãe da mãe da sua mãe e suas filhas, de Maria J. Silveira, é um bonito romance que mostra a história de uma linhagem de 20 mulheres ao longo dos 500 anos de história do Brasil. Tudo começa com o nascimento de Inaiá, uma índia tupiniquim, em 1500, e termina com a última descendente no ano de 2001. Em cada capítulo, filhas vão tomando os lugares de suas mães como as grandes heroínas da história.

Confira estas e outras obras na seleção de livros abaixo que separamos para essa data. Feliz Dia das Mães!

O livro de minha mãe Travessuras de Mãe Mothern O filho da mãe
 

O livro de
minha mãe

Albert Cohen

 

Travessuras
de mãe

Denise Fraga

 

Mothern
Juliana Sampaio

 

O filho da mãe
Bernardo Carvalho

Cartas à minha mãe Aprendi com minha mãe A mãe da mãe da sua mãe e suas filhas
 

Mães que
mudaram o
mundo

Billy Graham

 

Cartas à
minha mãe

Antoine de
Saint-Exupery

 

Aprendi com
minha mãe
Cristina Ramalho

 

A mãe da mãe da
sua mãe e suas
filhas
Maria J. Silveira

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares