Como ler?

Estante Virtual acredita que ler com prazer é ler da maneira que você achar melhor. A leitura não precisa ser sempre obrigatória, com prazos e provas como na escola, ou seguir um método específico. Quase sempre, a literatura é prejudicada por esse pragmatismo a que os leitores são submetidos desde a infância, e o prazer da leitura fica de lado.

Ler com prazer é ler da sua maneira. É achar a posição que mais lhe agrade, o trecho que mais lhe chama à atenção. É parar nesse trecho e desistir do restante do livro, pelo simples fato dele ter satisfeito sua necessidade de leitura. É partir para o próximo livro sem medo de deixar o anterior no meio. Adriana Souza, estudante de Psicologia, lembra que abandonou leituras pela metade sem dó alguma. “Existem livros que não são para serem lidos em uma única vez, tamanha sua complexidade. Por várias vezes, me deparei com um capítulo tão bom que me bastou. Isso ocorreu com Kafka, por exemplo. Um dia, talvez eu volte e leia o restante, mas o que já li me satisfez totalmente”.

Tem gente que gosta de ler rápido para fazer uma segunda leitura mais apurada. Tem gente que lê vagarosamente, degustando cada palavra e mergulhando no mundo fantástico da ficção. O importante é buscar o seu ritmo, sem que lhe imponham prazos. “Jorge Luis Borges foi o autor que mais li na minha vida. Só li dois livros, mas cada um valeu por 10 anos de leitura. Eu passava meses em cada conto, pesquisando sobre suas citações, sobre os escritores que ele mencionava na história, e isso me fez gostar do autor cada página mais”, conta Victor Aguiar, assistente administrativo.

E por que ler somente um livro por vez? Estamos habituados a consumir muita informação diariamente, em jornais, televisão ou na internet, nossa mente é perfeitamente capaz de entender tudo. Então, por que não se jogar na literatura e devorar vários livros ao mesmo tempo? É isso que faz constantemente Marcos Costa, estudante de Letras. “Na minha mochila, carrego ao menos 3 livros, cada um para uma situação diferente: se estou no ônibus, gosto de ler literatura brasileira (não há nada mais empolgante que um Rubem Fonseca pelas ruas do Rio de Janeiro); na praia, relaxo um pouco e leio alguma peça de Shakespeare; e, para fugir um pouco dos padrões, carrego sempre também um livro de humor, como os de Jô Soares.”

Isso tudo é ler como você quer, com prazer, degustando a leitura, fugindo dos parâmetros tradicionais e aproveitando ao máximo a experiência que o livro lhe proporciona. Mostre para nós como é a sua maneira de ler com prazer. Faça um vídeo criativo sobre o tema “toda maneira de ler vale a pena” e concorra a uma viagem com acompanhante e mais R$ 300,00 em vale-livros do portal.

Participe do desafio Ler Com Prazer!

 

Comentários

Um comentário em “Como ler?

  • 02.06.2011 a 11:19 am
    Permalink

    Sem dúvida alguma este artigo é muito interessante.Vou difundir junto aos amigos e também junto aos meus alunos em aulas de Artes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares