No Dia do Cinema Brasileiro, livros que inspiraram filmes

(0 Estrelas - 0 Votos)

Ninguém há de negar: um bom livro é sempre uma excelente fonte de inspiração para o cinema. Por isso, a indústria cinematográfica sempre investiu na adaptação de obras literárias para a telona. Em todo mundo, filmes  clássicos como Doutor Jivago, O Exorcista, Laranja Mecânica e os campeões de bilheteria: Forrest Gump O Contador de Histórias, Senhor dos Anéis e os da saga de Harry Potter comprovam o sucesso dos enredos baseados em livros. Muitos deles chegaram, até mesmo, a serem premiados com o Oscar. É o caso de: Dança com Lobos (1991), O Silêncio dos Inocentes (1992), A Lista de Schindler (1994) e, mais recentemente, Brokeback Mountain (2006) e Onde os Fracos Não Tem Vez (2008). No Brasil, somente em 2010, mais de 5 estreias nacionais foram inspirados em sucessos das livrarias.

Com estreia marcada para esta sexta-feira, 05 de novembro, Malu de Bicicleta, filme baseado no romance homônimo de Marcelo Rubens Paiva, narra a história de Luis, um empresário que acaba se apaixonando pela carioca Malu ao ser “atropelado” por sua bicicleta.

Dois meses antes, foi a vez de Nosso Lar superar as expectativas e ser uma das maiores bilheterias dentre as produções nacionais. Estima-se que a arrecadação tenha chegado a 6 milhões com um público aproximado de 580 mil pessoas. Baseado em livro psicografado pelo médium Chico Xavier, Nosso Lar conta a história de um médico que após sua morte é resgatado para morar em uma cidade espiritual.

Em maio do mesmo ano, Joaquim, de A Morte de Quincas Berro D´Água – uma das obras mais populares de Jorge Amado – ganhou três dimensões nas telonas de todo o país. Vivido pelo ator Paulo José, o beberrão Quincas larga o emprego público para se tornar líder da malandragem em Salvador, na Bahia. Ele morre na madrugada do dia em que completaria 72 anos e seus amigos sequestram o cadáver para uma “saideira” pelos bares da cidade.

Mas as adaptações para o cinema não param por aí. Confira outras obras da literatura nacional que viraram filme:

 

Auto da Compadecida
Ariano Suassuna

 

O Que é Isso Companheiro?
Fernando Gabeira

 

Elite da Tropa
Luiz Eduardo Soares

 

O Quatrilho
José Clemente Pozenato

 

Cidade de Deus
Paulo Lins

 

Divã
Martha Medeiros

 

Estação Carandiru
Drauzio Varella

 

Cazuza – só as
mães são felizes

Lucinha Araújo

 

Olga
Fernando Morais

 

Capitães de Areia
Jorge Amado

 

A Hora da Estrela
Clarice Lispector

 

O Quinze
Rachel de Queiroz

Se você lembra de mais exemplos, não deixe de compartilhá-los, comentando este post! Boa leitura e bom filme!

Comentários

Um comentário em “No Dia do Cinema Brasileiro, livros que inspiraram filmes

  • 16.11.2010 a 4:21 pm
    Permalink

    Olá André,
    Não tinha acessado teu site, ainda, por falta de tempo. E não por falta de curiosidade! Muito legal, sua ideia foi genial! Parabéns! Juliana – Blumenau/SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares