No Dia Nacional do Livro, uma cruzadinha literária para você se divertir

(0 Estrelas - 0 Votos)
Nesta sexta-feira, 29 de outubro, comemoramos o Dia Nacional do Livro. A data se deve à transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1810, dois anos depois da chegada da família real ao Brasil. Mais tarde, todo aquele acervo daria origem a atual Biblioteca Nacional.

Curiosidades sobre o livro

Para quem gosta de curiosidades, o livro tem, aproximadamente, seis mil anos de história. Mas, antes de o papel ser “inventado”, ele tinha uma aparência bem diferente da que conhecemos hoje. Os sumérios, por exemplo, guardavam suas histórias em tijolos de barro. Confessemos: livro pouco portátil. Já os indianos escreviam seus livros em folhas de palmeiras. Tudo bem, resolvia em parte o problema da portabilidade, mas e quando as folhas secavam?! Foram os egípcios que, finalmente, desenvolveram a tecnologia do papiro – precursor do papel.

E séculos depois (mais precisamente no século II) surgia na China o papel tal qual o conhecemos. A técnica baseava-se no cozimento de fibras do líber (interior da casca de árvores como amoreiras, figueiras e outras) que, posteriormente, eram misturadas com água até transformarem-se em uma pasta. Apesar da importância da invenção, ela levou muito tempo até chegar ao Ocidente. Segundo dados históricos, somente em 1442, foi impresso o primeiro livro em uma prensa (a tal prensa de Gutemberg!)

Cruzadinha Literária

Nessa linha de curiosidades acerca do livro, a Estante Virtual, em homenagem ao Dia Nacional do Livro, preparou uma cruzadinha literária. Clique na imagem abaixo, imprima a brincadeira e boa diversão! As respostas, vocês conferem no próximo post (01 de novembro).

Vertical:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares