“Time” lista 10 dos mais desafiados livros banidos

Revista Time listou 10 livros banidos mais desafiados dos tempos

Inspirada na “Banned Books Week“, evento da “American Library Association” em prol da liberdade de expressão e das livrarias abertas, a revista Time listou essa semana 10 livros que chamou de “some of the most challenged books of all time” — ou “alguns dos mais desafiados livros de todos os tempos”. Segue a lista abaixo, com links diretos para os resultados de buscas atuais na Estante Virtual:

  1. Candide — Voltaire
  2. The Adventures of Huckleberry Finn — Mark Twain
  3. Brave New World — Aldous Huxley
  4. Nineteen Eighty-Four — George Orwell
  5. The Catcher in the Rye — J.D. Salinger
  6. Lolita — Vladmir Nabokov
  7. I Know Why The Caged Bird Sings — Maya Angelou
  8. The Anarchist Cookbook — William Powell
  9. The Satanic Verses — Salman Rushdie
  10. Harry Potter Series — J.K. Rowling

Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.


 

Comentários

8 comentários em ““Time” lista 10 dos mais desafiados livros banidos

  • 03.07.2009 a 10:08 pm
    Permalink

    Boa a lista, e concordo que Nietzche deveria fazer parte, assim como Marx (talvez o mais desafiado e desafiador crítico de todos os tempos). Concordo com Carson, concordo que Harry Potter não deveria estar na lista; e acho ainda, que Versos satânicos tenha sido “o mais desafiado”, pelo menos que apareceu na mídia. E como filósofo e educador popular, creio que seria legal construirmos uma lista desta na América Latina, sendo que citaria a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire como um dos dez mais desafiados e desafiadores textos entre eles… Adoro esse site. Parabéns a todos!

  • 05.06.2009 a 3:36 pm
    Permalink

    Nesta lista falta o livro ” O judeu internacional” de Henry Ford, cujas edicoes foram sistematicamente queimadas e desaparecidas para fins de eliminar as ideias ali publicadas.

  • 04.04.2009 a 8:22 pm
    Permalink

    Eu acho que Nietzsche deveria ficar no lugar de Harry Potter. As pessoas desafiam muito mais ele do uma história infanto-juvenil.

  • 18.10.2008 a 5:49 pm
    Permalink

    Nesta lista apenas não concordo com Harry porter, a série não tem nada de desafiado ou desafiador. Esta an´´alise é muito pessoal,não dá pra determinar qual livr desafiou ou é mais desafiado. O leitor é quem vai dizer isso. de qualquer forma , todos concordamos que Orwel, HUsley e Voltaire não poderiam ficarde fora. Quero aproveitar pra registrar minha admiração por este site. Vocês estão de Parabéns.

  • 18.10.2008 a 5:15 pm
    Permalink

    Oi Marcelo,

    Não só este como principalmente o Anticristo.

    E o que dizer do “estranho desaparecimento” das edições já públicadas ( e nunca republicadas, apesar da atualidade do tema!) na épocoa da ditadura do livro ‘Primavera Silenciosa’ de Rachel Carson???

  • 11.10.2008 a 12:36 pm
    Permalink

    Legal a lista, mas senti a falta de um livro…Also sprach Zarathustra – Assim falou Zaratustra de Friedrich Nietzsche.

  • 08.10.2008 a 2:34 pm
    Permalink

    Clara, você está certa. Desculpe, foi um equívoco que de fato muda o sentido, já foi consertado. Se fossem os mais desafiadores seria “the most challenging”. Obrigado!

  • 08.10.2008 a 10:05 am
    Permalink

    Adorei o blog. Só um probleminha com a tradução. O título “some of the most challenged books of all time” quer dizer ” Alguns dos livros mais DESAFIADOS de todos os tempos” e não “alguns dos mais desafiadores livros de todos os tempos”. Muda bem o sentido não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares