“Time” lista 10 dos mais desafiados livros banidos

(0 Estrelas - 0 Votos)

Revista Time listou 10 livros banidos mais desafiados dos tempos

Inspirada na “Banned Books Week“, evento da “American Library Association” em prol da liberdade de expressão e das livrarias abertas, a revista Time listou essa semana 10 livros que chamou de “some of the most challenged books of all time” — ou “alguns dos mais desafiados livros de todos os tempos”. Segue a lista abaixo, com links diretos para os resultados de buscas atuais na Estante Virtual:

  1. Candide — Voltaire
  2. The Adventures of Huckleberry Finn — Mark Twain
  3. Brave New World — Aldous Huxley
  4. Nineteen Eighty-Four — George Orwell
  5. The Catcher in the Rye — J.D. Salinger
  6. Lolita — Vladmir Nabokov
  7. I Know Why The Caged Bird Sings — Maya Angelou
  8. The Anarchist Cookbook — William Powell
  9. The Satanic Verses — Salman Rushdie
  10. Harry Potter Series — J.K. Rowling

Quer receber dicas semanais de leitura?

Assine e receba dicas fresquinhas em seu e-mail toda semana.


 

Comentários

8 comentários em ““Time” lista 10 dos mais desafiados livros banidos

  • 03.07.2009 a 10:08 pm
    Permalink

    Boa a lista, e concordo que Nietzche deveria fazer parte, assim como Marx (talvez o mais desafiado e desafiador crítico de todos os tempos). Concordo com Carson, concordo que Harry Potter não deveria estar na lista; e acho ainda, que Versos satânicos tenha sido “o mais desafiado”, pelo menos que apareceu na mídia. E como filósofo e educador popular, creio que seria legal construirmos uma lista desta na América Latina, sendo que citaria a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire como um dos dez mais desafiados e desafiadores textos entre eles… Adoro esse site. Parabéns a todos!

  • 05.06.2009 a 3:36 pm
    Permalink

    Nesta lista falta o livro ” O judeu internacional” de Henry Ford, cujas edicoes foram sistematicamente queimadas e desaparecidas para fins de eliminar as ideias ali publicadas.

  • 04.04.2009 a 8:22 pm
    Permalink

    Eu acho que Nietzsche deveria ficar no lugar de Harry Potter. As pessoas desafiam muito mais ele do uma história infanto-juvenil.

  • 18.10.2008 a 5:49 pm
    Permalink

    Nesta lista apenas não concordo com Harry porter, a série não tem nada de desafiado ou desafiador. Esta an´´alise é muito pessoal,não dá pra determinar qual livr desafiou ou é mais desafiado. O leitor é quem vai dizer isso. de qualquer forma , todos concordamos que Orwel, HUsley e Voltaire não poderiam ficarde fora. Quero aproveitar pra registrar minha admiração por este site. Vocês estão de Parabéns.

  • 18.10.2008 a 5:15 pm
    Permalink

    Oi Marcelo,

    Não só este como principalmente o Anticristo.

    E o que dizer do “estranho desaparecimento” das edições já públicadas ( e nunca republicadas, apesar da atualidade do tema!) na épocoa da ditadura do livro ‘Primavera Silenciosa’ de Rachel Carson???

  • 11.10.2008 a 12:36 pm
    Permalink

    Legal a lista, mas senti a falta de um livro…Also sprach Zarathustra – Assim falou Zaratustra de Friedrich Nietzsche.

  • 08.10.2008 a 2:34 pm
    Permalink

    Clara, você está certa. Desculpe, foi um equívoco que de fato muda o sentido, já foi consertado. Se fossem os mais desafiadores seria “the most challenging”. Obrigado!

  • 08.10.2008 a 10:05 am
    Permalink

    Adorei o blog. Só um probleminha com a tradução. O título “some of the most challenged books of all time” quer dizer ” Alguns dos livros mais DESAFIADOS de todos os tempos” e não “alguns dos mais desafiadores livros de todos os tempos”. Muda bem o sentido não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares