Livros em SMS para celular viram febre no Japão

Quem lê muito vive carregando um livro embaixo do braço. Se você é um desses, já pensou trocar o papel e acompanhar uma boa história na telinha de 160 caracteres do celular? Para alguns, isso parece ótimo, para outros, um tanto bizarro. Pois o livro para celular já chegou no Japão e virou hábito para muita gente, como informa a Folha de São Paulo. Literatura, agora, é lida em telefones celulares, e em forma de mensagens instantâneas (SMS).

Histórias de autores populares são baixadas 160 mil vezes por dia, em média (!). Cinco dos dez livros de ficção mais vendidos no Japão no primeiro semestre desse ano começaram com obras para os portáteis, e venderam em média 400 mil cópias. E quais são as histórias lidas em celulares? Depois de muitas tentativas, as editoras concluíram que mistério e romance vendem bem, com um estilo cru e sem desenvolvimento psicológico dos personagens. “Love Sky“, um dos best-sellers atuais, fala de um garoto que tem câncer e termina com a namorada para poupá-la do sofrimento. Alguns críticos e acadêmicos japoneses declararam que o livro para celular não merece ser tratado como literatura. Arte ou não, a nova modalidade de escrita promete gerar muitas polêmicas.

Comentários

2 comentários em “Livros em SMS para celular viram febre no Japão

  • 05.11.2007 a 2:42 pm
    Permalink

    certamente a parte mais interessante do artigo está ligada ao gênero adotado: cada vez mais as pessoas não querem saber o “por que” das ações dos personagens, mas somente “o que” fizeram, sem nenhuma consideração ou aprofundamento

    os japoneses conseguiram me decepcionar novamente.

  • 22.10.2007 a 12:05 am
    Permalink

    adorei esse blog…
    melhor ainda se eu pudesse acompanhá-lo numa telinha de 160 caracteres…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares